Terça, 17 de julho de 201817/7/2018
Claro
21º
24º
32º
Piripiri - PI
Erro ao processar!
BANNER HORIZONTAL SITES 2
ESPECIAIS
Tucanafro do Piauí realiza atividades em escolas em comemoração ao Dia da Consciência negra
comemoração ao Dia da Consciência negra
Júnior repórter Piripiri - PI
Postada em 20/11/2017 ás 16h50
Tucanafro do Piauí realiza atividades em escolas em comemoração ao Dia da Consciência negra

Tucanafro do Piauí realiza atividades em escolas em comemoração ao Dia da Consciência negra

O Tucanafro do Piauí realizou uma série de atividades em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra que é comemorado hoje, 20 de novembro. Dentro da programação da Semana da Consciência Negra, o seguimento do partido que luta pela valorização dos afrodescendentes e contra o preconceito racial no estado, promoveu um amplo debate em escolas públicas da capital, com a realização de palestras e também de atividades culturais de valorização da cultura negra.

 

Foram realizadas palestras nas unidades escolares Professor Tomaz Area Leão, que fica no bairro Três Andares e na Cenecista Deputado Átila Lira, localizada no bairro Renascença. Na ocasião, o Tucanafro abordou com os alunos temas como racismo, miscigenação brasileira, empoderamento negro, intolerância religiosa, religiões de matriz africana, autoafirmação da cultura e da raça negra, entre outros assuntos relacionados ao fortalecimento da consciência negra no Piauí. 

 

As palestras foram ministradas pelo Capitão Lourival, que falou sobre os desafios e vivências do negro na atualidade, pela professora Lousanne Tavares, mestra em religiões afro-brasileiras, que abordou o tema das religiões de matriz africana e pela professora Relva, que falou sobre Zumbi dos Palmares e Esperança Garcia.

 

A presidente da comissão Mulher Tucanafro, Ingrid Silva, falou sobre a atuação do seguimento no estado e na capital. “O TucanAfro tem uma atuação forte na capital na promoção da consciência e valorização da cultura negra. É importante mostrar e trazer exemplos de empoderamento negro. Nessas palestras procuramos fazer isso e também abordamos a atuação do partido nesse processo”, explicou Ingrid Silva. 

 

Segundo ela, além das palestras, o Tucanafro promoveu atividades culturais nas escolas como desfile de roupas africanas e concurso de beleza negra que teve como a escolhida a aluna Geoavana. 

 

Também dentro da Semana da Consciência Negra, no domingo (19), o Tucanafro realizou oficinas de capoeira e maculelê para crianças do Centro de Arte e Esporte Unificado Norte (Ceu-Norte) com entrega de uniformes para crianças de 5 a 10 anos.

 

Segundo Ingrid Silva, durante essa semana, serão ainda realizadas rodas de diálogos no terreiro de pai William, localizado na zona Norte. Também de acordo com ela, dentro das ações do Tucanafro, há a expectativa da criação, em 2018, de uma Orquestra de Berimbau só de mulheres na capital. “Queremos promover cada vez mais a cultura negra e o direito dos negros no Piauí. Esse é o papel do TucanAfro e pretendemos intensificar ainda mais nossas ações nesse sentido”, finalizou a presidente da Comissão Mulher Tucanafro, Ingrid Silva.

 

Fonte: Assessoria do PSDB-PI
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
2.168
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium